A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), informou nesta terça-feira (4) que, conforme a Portaria nº 13 do Ministério da Saúde, publicada em 6 de janeiro, sobe para seis meses o prazo para requerimento de medicamentos. Antes, a validade de um requerimento era de três meses. A nova resolução passa a valer a partir deste mês de fevereiro.
“A portaria facilita a vida do usuário que não vai mais precisar retornar ao médico a cada três meses para solicitar o medicamento. Além disso, otimiza o fluxo de regulação dos atendimentos nos ambulatórios das clínicas especializadas”, informou a coordenadora do Cedmex, Gilcélia Rabera.
De 2018 para 2019, foram incorporados 27 medicamentos no Cedmex. Também foram definidos mais sete protocolos clínicos em 2019. Assim, ao todo, são 135 fármacos que atendem a 92 patologias.
“As principais demandas são de pacientes com transtornos mentais, osteoporose e asma. O acesso a estes medicamentos segue critérios inclusos nos protocolos clínicos definidos pelo Ministério da Saúde”, explicou Gilcélia.
No Portal da Cidadania é possível ter acesso à lista de medicamentos ofertados pelo Cedmex por meio do link: https://portaldacidadania.pb.gov.br/Saude/Saude/Cedmex/ListarMedicamentos .