A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aprovou a instalação Comissão de Investigação de Óbitos Por Arboviroses – CIO (dengue, zika e chikungunya). A iniciativa foi debatida e aprovada Comissão Intergestores Bipartite, na última terça-feira (4) e, além de envolver diversos setores da SES, conta com o apoio do Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB), Representante do COSEMS-PB e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba – SEMS/PB.
A criação da comissão viabiliza um estudo mais aprofundado sobre os agravantes que levaram os pacientes a óbito. De acordo com a gerente da vigilância em saúde, Talita Tavares, é necessário ampliar a discussão a respeito dos casos de óbito por arboviroses. “A análise desses casos será repassada ao município para que se fortaleça a assistência ao paciente e assim, evitem novos casos agravados que resultem no óbito do doente”, explica a gerente.
No ano de 2019, foram registrados 57 óbitos suspeitos de arboviroses, destes nove confirmados para dengue, três confirmados para zika, um confirmado para chikungunya, outro óbito continua em investigação e os demais 43 óbitos suspeitos foram descartados. Com a instalação desta comissão, o município tem o prazo de 60 dias após o óbito para encaminhar o relatório com a confirmação dos resultados e o manejo realizado. Após o recebimento, a comissão fará devolutiva com visita ao município, a fim de alinhar as ações que podem ser aplicadas naquela área.
A SES realiza capacitações técnicas periódicas, em parceria com os municípios, para o enfrentamento das doeças causadas pelo mosquito Aedes aegypt.