Objetivo

Prover linhas de cuidado em rede que beneficia crianças cardiopatas, neonatos e gestantes em situação especiais no Estado da Paraíba com ajuda da Telemedicina.

O Projeto

O projeto Rede Cuidar da Paraíba, inicialmente chamada de Rede de Cardiologia Pediátrica e Perinatologia, foi concebida primariamente para diagnóstico precoce da cardiopatia congênita.

Nesta proposta, o trabalho era baseado na capacitação dos profissionais para triagem e assistência em rede, usando a telemedicina como ferramenta de comunicação e monitoramento.

A partir da resposta positiva na assistência em rede o trabalho foi sendo aperfeiçoado e conseguiu integrar a equipe de neonatologia para ajudar na assistência ao neonato me situação especial. Neste ano, os obstetras aderiram a proposta para a implementação de boas práticas às maternidades integrantes da rede objetivando diminuir mortalidade materna.

Os coordenadores da Rede Cuidar, são profissionais que possuem experiência em Telemedicina e Saúde, trabalhando especificamente nas áreas de Neonatologia, Pediatria, Cardiologia Pediatria e Obstetrícia.

A rede consta de um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado, regulação, monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência a saúde de média e alta complexidade do Estado da Paraíba.

O projeto é composto por cinco eixos integrados que são os seguintes:

Eixo 1 – Cardiologia Pediátrica, composta de médicos plantonistas, atendimento ambulatorial, exames como Ecocardiograma e Holter, Avaliação clínico-cirúrgica e treinamentos em serviço.

Eixo 2 – Neonatologia, composta de médicos plantonistas com consultoria on Line em serviços de difícil acesso geográfico, otimização de leitos de UTI neonatal usando a equidade como estratégia principal. 

Eixo 3 – Saúde materna, composta de médicos plantonistas, atendimento ambu-latorial on Line em parceria com os ambulatório que atendem o pré-natal de alto risco na mesma linha de cuidado integral para fazer valer a equidade para as gestantes com maior risco de morte, exames de ecografia obstétrica com triagem fetal para anomalias congênitas e treinamentos em serviço.

Eixo 4 – Enfermagem, composta pelo suporte na assistência aos profissionais da rede, interação e administração das salas do coração, ambulatórios de pré-natal de alto risco, reuniões clínicas-cirúrgicas, regulação de pacientas, monitoramento e rastreamento.

Eixo 5 – Sistemas, Telecomunicações e Estatística, composta por equipe de su-porte técnico e desenvolvimento, será responsável pelo atendimento –on-site e remoto dos profissionais da rede, fará administração e monitoramento dos servidores de dados (BigData), Prontuário Eletrônico, Sistema de Regulação, Monitoramento e Rastreamento (Sac), e manutenção de equipamentos em 1º e 2º nível, monitoramento e suporte de link de dados. Esse eixo, realizará também, o treinamento dos profissionais da saúde, gerenciamento da produção científica e estatísticas

Coordenação

Coordenação Geral : Juliana Sousa Soares de Araujo
CV: http://lattes.cnpq.br/3094033583031765

Coordenação Eixo 1 – Lara Andrade Dantas
CV: http://lattes.cnpq.br/5517511085078841

Coordenação Eixo 2 – Claudio Regis Teixeira
CV: http://lattes.cnpq.br/8705663284049857

Coordenação Eixo 3 – Roberto Magliano de Moraes
CV: http://lattes.cnpq.br/4696566770900807

Coordenação Eixo 4 – Cicera Rocha dos Santos
CV: http://lattes.cnpq.br/6621281375334979

Coordenação Eixo 5 – Dionarte Dantas de Araujo
CV: http://lattes.cnpq.br/8992724002323421